CAIXA melhora gestão da transparência e sobe 148 posições em ranking da CGU

Publicada em 29/08/2023

Banco passou a atender 44 dos 49 itens avaliados pelo órgão de controle

A CAIXA subiu 148 posições no ranking da Controladoria Geral da União (CGU) que mede o nível de transparência ativa do setor público. Dos 49 itens avaliados pelo órgão de controle, o banco atende 44. Em 2022, a CAIXA figurava na 280ª posição e estava entre os órgãos menos transparentes da administração pública, atendendo apenas dois itens do ranking.

Esse resultado é fruto da melhora na gestão da transparência feita pela atual direção do banco. “O compromisso de divulgação do máximo possível de informações reforça a responsabilidade da CAIXA em prestar contas à sociedade, permitindo que todos compreendam suas operações, decisões e seu impacto econômico e social”, afirma a presidenta do banco, Maria Rita Serrano.

Serrano lembra ainda que dar transparência não é apenas uma obrigatoriedade legal, mas também uma forma de promover uma administração pública com mais responsabilidade social. “Com essas medidas, a CAIXA ingressa em um novo patamar de transparência e se alinha as ações do Governo Federal no setor”, conclui a presidenta.

Entre as medidas adotadas pela CAIXA está a revisão completa dos seus processos internos, além da dedicação exclusiva de uma área do banco para tratar do tema.

Transparência Ativa

As informações publicadas em transparência ativa são aquelas disponibilizadas pelos órgãos e entidades, independentemente de solicitação, utilizando principalmente a internet. A disponibilização proativa de informações de interesse público, além de facilitar o acesso dos cidadãos sobre decisões e iniciativas governamentais, evita o acúmulo de pedidos de acesso sobre temas semelhantes.

A Lei de Acesso à Informação (LAI) estabelece, inclusive, um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas por todos os órgãos e entidades, obrigatoriamente, em seus sites oficiais.

Para outras informações sobre a poupança CAIXA, entre em contato com a Facilita: (11) 96640-8147 (Whatsapp).

ENDEREÇOS

ENDEREÇOS

©2022, FACILITA. Todos os direitos reservados.